Alguns tipos de fotografias requerem técnicas e equipamentos mais especializados que outros. Quer fotografe fogos de artifício, espécies subaquáticas coloridas, ou terrenos de uma nave espacial a baixa altitude, conheça o seu foco e prepare-se para os desafios críticos que estes apresentarão. Nesta galeria, veja como a técnica e a imaginação pode ser combinadas para criar imagens surpreendentes.
FOTOGRAFIA POR ANNIE GRIFFITHS, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Os carros passam um cowboy a cavalo e uma formação de rocha no tempo de exposição desta fotografia.
Dica fotográfica: Quando fotografar à noite, exposições longas que permitam que os carros atravessem todo o quadro dar-lhe-ão rios de luzes brancas e vermelhas.
FOTOGRAFIA POR AL PETTEWAY, NATIONAL GEOGRAPHIC |
A lua ergue-se sobre um edifício da Fundação da Baía de Chesapeake, em Maryland.
Dica fotográfica: O melhor momento para tirar uma foto da lua é à medida que ela aumenta, quando ela fica grande, mas não muito brilhante.
FOTOGRAFIA POR FRANS LANTING, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Um elefante Africano bebe água ao amanhecer no parque nacional de Chobe de Botswana.
Dica fotográfica: Se pretende fotografar logo depois do pôr-do-sol, ou mesmo antes de amanhecer, explore o local antes do tempo para procurar elementos para representar contra o céu. As cores podem proporcionar os cenários deslumbrantes em todo o tipo de objetos.
FOTOGRAFIA POR VERONIKA KOLEV, MY SHOT |
Eu tirei esta foto no Oktoberfest, um festival realizado anualmente em Munique, na Alemanha, que começa em setembro e se estende até aos primeiros dias de outubro. Naquela noite, o pôr-do-sol foi espetacular, com cores mágicas, e a seguinte "hora azul" também foi incrível. Fiquei mesmo feliz por visitar o lugar e ser um dos seis milhões de turistas que o frequentam todos os anos!
Dica fotográfica: Quando fotografar uma cidade ou cenário de semelhante iluminação à noite, procure o momento em que o céu escurece e as luzes de ambiente estão equilibradas, para que detalhar ambos ao máximo.
FOTOGRAFIA POR BILL KOPLITZ, MY SHOT |
Um trabalhador atravessa uma passarela no oeste de Los Angeles.
Dica fotográfica: À noite, muitas vezes há fontes de luz no quadro que podem enganar o medidor. Suporte as suas exposições para ter a certeza de que realmente vai fotografar o que pretende.
FOTOGRAFIA POR THOMAS NEBBIA, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Capturado de perfil, um homem conduz um burro que carrega uma mulher grávida num cenário que lembra as personagens bíblicas José e Maria na estrada para Jerusalém.
Dica fotográfica: as lentes longas dão-lhe um maior disco solar ao pôr-do-sol. Do mesmo modo, a telefoto irá evitar que a lua seja uma mancha branca pequena no céu.
FOTOGRAFIA POR DAVID DOUBILET, NATIONAL GEOGRAPHIC |
No Flower Garden Banks National Marine Sanctuary, no Golfo do México, pilares de aço que suportam uma plataforma de gás tornam um recife vertical incrustado com esponjas em tubo.
Dica fotográfica: Ao fotografar debaixo de água, trabalhe a cerca de dez pés do seu foco. Em profundidades maiores, precisará de estroboscópicos para a cor.
FOTOGRAFIA POR THOMAS NEBBIA, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Dettifoss é uma cascata no parque nacional de Vatnajökull no nordeste da Islândia. Afamada de ser a cascata mais poderosa da Europa.
Dica fotográfica: Para congelar uma cascata, precisará de uma velocidade do obturador de pelo menos 1/250. Se não tiver suficiente profundidade de campo, tente uma lente mais ampla e aproxime-se.
FOTOGRAFIA POR AMY WHITE AND AL PETTEWAY, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Um rio da floresta cai sobre as pedras cobertas de musgo na Carolina do Norte.
Dica fotográfica: Para desfocar uma cascata, tente uma velocidade de obturador de 1/8 ou algo semelhante. Use um tripé e um cabo de libertação ou o auto-temporizador da câmera para evitar a vibração da câmara. Cuidado com o vento a sobrar quaisquer árvores ou arbustos que apareçam no quadro.
FOTOGRAFIA POR JODI COBB, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Dançarinos de fogo iluminam a noite em Bora Bora.
Dica fotográfica: Tenha em mente que fotografar à noite requer exposições longas, o que significa que as pessoas na cena vão ficar facilmente desfocadas, se se moverem. Nessas situações, poderá querer deixar que o efeito faça o seu papel.
FOTOGRAFIA POR VIKAS GUPTA, YOUR SHOT |
Esta foi disparada na praia de Scheveningen, em Den Haag, durante o Festival Internacional do Fogo de Artifício, uma competição anual. Os participantes representavam Bélgica, Holanda, Alemanha, Canadá, Brasil, China, Japão e a prefeitura de Den Haag.
Dica fotográfica: Reflexos na água farão com que as suas imagens de fogos de artifício se tornem ainda mais dramáticas.
FOTOGRAFIA POR MICHAEL S. LEWIS, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Antes de se aventurar numa viagem de 270 milhas para Bilma no Níger, o homem tribal de Tuareg de Mahmouda Mahamoudane e o seu filho de dez anos, Adam, sentou-se antes de um incêndio nas areias do Saara. Os camelos dromedários descansam no fundo.
Dica fotográfica: Se pretende fotografar pessoas à volta de um fogo, tente fazê-lo ao entardecer, quando ainda há um pouco de luz.
FOTOGRAFIA POR PETER ESSICK, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Uma lua faz um contexto apropriado para uma paisagem lunar perto de Donohue na área Ansel Adams deserto da Califórnia.
Dica fotográfica: uma fotografia a preto e branco permite que o fotógrafo apresente uma visão impressionista da realidade que depende mais de elementos, tais como composição, contraste, o tom, textura e padrão.
FOTOGRAFIA POR DRUSSAWIN LEEPAISAL, MY SHOT |
Eu encontrei esta mulher à espera do seu marido depois de terminar o seu trabalho. Os seus olhos são muito interessantes para mim.
Dica fotográfica: Ao tirar imagens a preto e branco, faça em arquivos RAW em vez de JPEG (se a sua câmera o permitir) para que não deixe cair as informações detalhadas que precisa para processar imagens como gosta no computador.
FOTOGRAFIA POR RASKO RISTIC, MY SHOT |
Tirada no belo bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, Brasil
Dica fotográfica: Tire fotografias a preto e branco com o menor ISO possível para diminuir a quantidade de ruído nos tons mais escuros.
FOTOGRAFIA POR FRANS LANTING, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Taça de vinho (Geissorhiza radians), África do Sul
Dica fotográfica: Ao tirar fotografias macro, verifique o seu plano de fundo para ter a certeza que ele desencadeia o assunto e é livre de objetos que distraem. Se você não gosta do que vê, escorregue um pedaço de papel colorido atrás do objeto. Com a profundidade de campo, o objeto ficará nítido e o fundo silenciado.
FOTOGRAFIA POR ROBIN MOORE, MY SHOT |
Nesta imagem tirada com um filtro infravermelho, um visitante tira uma foto do Memorial Lincoln a partir da borda da associação refletindo em Washington, DC
Dica fotográfica: Ao usar um filtro infravermelho, são necessários longos tempos de exposição e um tripé, e focar será difícil. Você nunca sabe como uma imagem com infravermelhos vai sair, para estar pronto para experimentar.
FOTOGRAFIA POR SHANE RUCKER, YOUR SHOT |
Nesta imagem infravermelha, as árvores são mostradas na Buena Vista Pastagem em Portage County, Wisconsin.
Dica fotográfica: condições de disparo ideal para fotografia com infravermelhos são muitas vezes o oposto daquelas para a fotografia de luz visível. Os melhores resultados são encontrados frequentemente ao meio-dia, sob sol forte. Para remover o elenco vermelho presente em imagens com infravermelhos de cor, converta-os em preto e branco no computador.
FOTOGRAFIA POR FRANS LANTING, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Ao longo de milhares de anos ventos esculpiram areia no deserto de Namibe nalgumas das dunas mais altas do mundo, de cor vermelha por óxido de ferro. A areia contém humidade suficiente para sustentar algumas plantas resistentes. Não muito longe desta duna, um chamado Big Daddy tem 1.200 pés acima do chão do deserto.
Dica fotográfica: Os padrões são especialmente reveladores do ar, sejam os retângulos de campos agrícolas ou a simetria das dunas de areia.
FOTOGRAFIA POR GEORGE STEINMETZ, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Água escura com tanino inspirou o nome do Rio Negro, que roda através da areia virgem no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Em lagoas do parque, prósperas comunidades de algas pode transformam a água azul ou verde.
Dica fotográfica: Aéreas podem ser complicadas porque você está a mover-se quando a tenta tirar, então use uma velocidade do obturador de 1/250 ou mais rápido.
FOTOGRAFIA POR ANTHONY CREHAN, YOUR SHOT |
Vista aérea de um helicóptero do campo da tulipa na Mesa do Cabo Tulip Farm na tabela do Cabo, perto de Wynyard, na costa noroeste da Tasmânia. Era Blooming Tulips Festival Day em Wynyard e felizmente para mim e para o meu neto de seis anos, o operador do helicóptero estava a vender voos de 15 minutos. Na extremidade esquerda das linhas de tulipas, podem-se ver alguns dos visitantes da fazenda.
Dica fotográfica: Ao tirar fotografias aéreas, voe na parte da manhã, se puder. O ar não é apenas mais claro, mas também muitas vezes menos acidentado.
FOTOGRAFIA POR HANS KU, YOUR SHOT |
Nascer do sol em Joshua Tree National Park
Dica fotográfica: Ao fazer imagens HDR, não elimine as sombras — emprestam definição e profundidade a uma imagem.
FOTOGRAFIA POR BRUCE BENEDICT, MY SHOT |
A minha esposa é uma ex-Londoner, então eu sigo-a quando viajamos. Muitas vezes eu não tenho nenhuma ideia real de onde estamos, mas eu salto para fora e luto para me manter! Isto é de uma viagem no verão passado.
Dica fotográfica: HDR técnicas combinadas com outras manipulações digitais pode ser empurrado para conseguir um efeito hiper-realista.
FOTOGRAFIA POR MARIA STENZEL, NATIONAL GEOGRAPHIC |
Uma guinada de aço de 46 pés está ancorada diante do Glaciar Pio XI, Parque Nacional Bernardo O'Higgins, Patagónia, Chile.
Dica fotográfica: Ao tirar fotografias panorâmicas, a consistência é a chave da perspectiva, exposição e balanço de branco. Não mova ou faça zoom entre tiros. Mantenha toda a imagem na mente.
Por National Geographic
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