A primeira fotografia que o mundo conheceu foi tirada em 1826 na região da Borgonha, em França. Anos mais tarde, a nova tecnologia chegou à sociedade oitocentista portuguesa, que a abraçou com curiosidade e entusiasmo. As primeiras imagens alguma vez tiradas mostram-se primeiro em Lisboa e depois no Porto.
Uma das preferências da fotografia que mais impacto teria no final de século XIX e primeiras décadas do século XX foi o do registo e documentação de acontecimentos públicos e privados. As longas exposições, decorrentes de obturadores lentos, bem como de soluções químicas ainda igualmente lentas, impediram, durante as primeiras décadas da sua invenção, que a fotografia se ocupasse dos acontecimentos humanos que incluíam movimento. Mas desde os anos 60, a fotografia de festividades públicas, acontecimentos sociais públicos e privados, celebrações e acontecimentos políticos é sistematicamente acompanhada por fotógrafos, amadores ou profissionais.
No século XIX, fotógrafos como Cunha Morais, Augusto Bobone, Carlos Relvas, João Camacho, Aurélio da Paz dos Reis, são alguns dos nomes que abordam situações tão diversas como uma tourada, uma caçada em África, a ida à praia, um passeio de D. Carlos e D. Amélia, um almoço de notáveis, os preparativos do casamento de D. Luís ou uma feira no Rossio.
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Palácio da Pena, fotografado em 1848 por Wenceslau Cifka |
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J.C. da Rocha, Retrato de grupo de homens, séc. 19, Arquivo de Documentação Fotográfica / DDCI/DGPC
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Emilio Biel, Ponte D. Luís. Tabuleiro central em construção, 1881-1886, Palácio Nacional da Ajuda
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Mendigo, fotografado por Carlos Relvas, 1875-1880, Casa Museu Carlos Relvas
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J.M.Silva, Retrato de grupo de crianças, séc. 19, Arquivo de Documentação Fotográfica / DDCI/DGPC
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Alfredo Keil, Retrato de estúdio, 1877, Arquivo de Documentação Fotográfica / DDCI/DGPC
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Condessa de Bardi, fotografada por Augusto Bobone, 1880 - 1890, Arquivo de Documentação Fotográfica / DDCI/DGPC.
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Negativo estereoscópico em suporte de vidro / Gelatina sal de prata
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João Francisco Camacho, Ilha da Madeira. Costa Norte, 1865 - 1875, Arquivo de Documentação Fotográfica / DDCI/DGPC
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Frederick William Flower, Coimbrões. Pinheiros mansos, 1849-1859, Colecção particular.
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Palácio da Pena, fotografado em 1848 por Wenceslau Cifka
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Frederick William Flower, Ponte Pênsil, muralha fernandina e antigo convento a partir de Vila Nova de Gaia, 1849-1859, Col. privada
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D. Carlos, fotografado por Augusto Bobone, Século XIX, Col. Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC
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Baptista & Vasques Photographos, Realidades!, 1890-1895, Coleção Particular
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Alfred Fillon, Ponte ferroviária sobre o rio Tejo, 1865 - 1885, Col. Biblioteca da Ajuda |
© MNAC/DGPC
a fotografia do Mendigo não é Carlos Relvas, e sim Mariana Relvas (Mariana Correa) a 2ª esposa de Carlos ou Margarida Relvas, a filha mais nova.
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