National Geographic: As fotografias mais populares do instagram em 2017

Tal como muitas outras populações da Amazónia, os Awá fazem de animais selvagens animais de estimação e parecem gostar particularmente de macacos. Os macacos bebé são habitualmente arrebatados depois de os pais serem mortos para servirem de alimento. Os macacos são muito apreciados e é costume passarem muito tempo a dormir nas cabeças das pessoas, sobretudo quando são jovens, como o apresentado na fotografia.
FOTOGRAFIA POR @CHAMILTONJAMES

As iguanas-marinhas das Galápagos vivem no limite — a diferença entre a vida e a morte é de alguns graus de temperatura. O único lagarto que faz do mar o seu habitat alimenta-se de algas de água fria. As subidas da temperatura da água têm efeitos prejudiciais nas populações de iguanas-marinhas. Sem algas não há iguanas.
FOTOGRAFIA POR @THOMASPESCHAK

Este é o aspeto de um urso faminto. As pessoas perguntaram porque é que não pudemos ajudar. Além de ser ilegal alimentar animais selvagens, ursos polares como este precisam de muitas centenas de quilos de carne para sobreviverem. Não tínhamos uma arma nem comida. Estávamos a centenas de quilómetros da comunidade inuíte mais próxima. Aquilo que fizemos foi não nos deixarmos abater pelas lágrimas por sabermos que estas imagens iriam ajudar a convocar uma audiência global para o maior problema que enfrentamos hoje enquanto espécie. É verdade que não sabemos o que fez com que este animal passasse fome, mas estamos certos de que, a menos que contenhamos as emissões de carbono, o gelo marinho irá continuar a desaparecer e haverá muito mais ursos a passar fome.
FOTOGRAFIA POR @CRISTINAMITTERMEIER

Jackson, Wyoming, 11h38, 21.8.17. Que momento... à medida que a magia do universo se revelava, ouvia-se ao longo do vale um uivo coletivo e primário de aclamação. Gostaria de poder dizer que estava à espera do momento exato... mas andava atrás de dez crianças num quintal com a câmara em punho e a disparar fotografias aleatoriamente. Nenhum outro fotograma tinha uma aparência que se aproximasse da deste, o que só vem confirmar que a ventura pode ser a nossa melhor amigo quando fazemos fotografias.
FOTOGRAFIA POR @JIMMY_CHIN

Este cão-da-Gronelândia não é um animal de estimação, mas um cão de trabalho que os inuítes usam para puxar os trenós. Com o desaparecimento do gelo marinho, tornaram-se um fardo, razão pela qual alguns caçadores se veem obrigados a matá-los. É muito caro mantê-los e alimentá-los ao longo do ano quando só podem ser usados durante períodos cada vez mais curtos. Tirei esta fotografia quando atravessava o mar gelado a caminho de Siorapaluk, uma das povoações mais setentrionais do planeta.
FOTOGRAFIA POR @CIRILJAZBEC

Jayaprakash Joghee Bojan, de Singapura, conseguiu tirar esta deslumbrante fotografia de um enorme orangotango macho com a água do rio pela cintura e ganhou o concurso de Fotógrafo de Natureza do Ano. Os nossos jurados ficaram impressionados com a forma como esta imagem tocante lembrava o impacto que a desflorestação está a ter no habitat desta espécie criticamente em perigo.
FOTOGRAFIA POR @JAYAPRAKASH_BOJAN

Duas crias de foca-harpa encontram-se no gelo acumulado do Golfo de São Lourenço, no Canadá, com os narizes a tocarem-se quando se farejam uma à outra. Habitualmente as crias nascem nesta região em fevereiro e são alimentadas pelas mães durante duas semanas para depois se dirigirem para as águas geladas do Ártico pelo próprio pé. O declínio do gelo marinho ao longo da última década criou uma grave crise para estes animais, uma vez que as taxas de mortalidade das crias aumentaram substancialmente.
FOTOGRAFIA POR @BRIANSKERRY

Dentro de cada animal há uma individualidade com emoções e necessidades particulares. Quando fotografo animais, tento fazer com que as suas personalidades sobressaiam tal como os fotógrafos de pessoas fazem com os humanos. Passei várias horas com este magnífico puma macho no Belize até que relaxou e adotou uma pose sonhadora que me pareceu capturar a sua têmpera.
FOTOGRAFIA POR @FRANSLANTING

As chitas são os grandes felinos mais vulneráveis do mundo, com a mortalidade das crias a atingir frequentemente taxas de 95% devido a predadores como os leões e as hienas. Estudos de longa duração revelaram que em todo o ecossistema do Serengueti há menos de 50 chitas fêmea a criar regularmente filhos até se tornarem independentes. Esta é uma destas notáveis "supermães", que aqui aparece atenta aos perigos no horizonte com a cria ao seu lado.
FOTOGRAFIA POR @FRANSLANTING

Em Unalaska, eu via toas a noites esta raposa-vermelha perto da berma da estrada, encantando os automobilistas com a sua irresistível fofura e levando-os a atirar-lhe comida pela janela. Nesta noite, passei algumas horas a olhar para esta raposa em ação, tendo usado os meus faróis dianteiros para iluminar a cena.
FOTOGRAFIA POR @ARNI_CORALDO

Um peixe-palhaço espreita por entre os tentáculos da sua anémona hospedeira na Baía de Kimbe, na Papua Nova Guiné. O peixe-palhaço e a anémona são parceiros no mar: o peixe-palhaço mantém os predadores longe da anémona e a anémona fornece uma preciosa cobertura a uma família inteira de peixes-palhaços, também conhecidos como peixes-das-anémonas. É fundamental que todos reconheçamos a papel dos oceanos nas nossas vidas. Não nos podemos dissociar do mar. O oceano produz mais de metade do nosso oxigénio e absorve dióxido de carbono.
Se os oceanos definharem, nós não resistiremos.
FOTOGRAFIA POR @DAVIDDOUBILET

Esta fotografia é um dos primeiros vislumbres do #eclipse2017 e foi tirada pelo fotógrafo da National Geographic Babak Tafreshi num avião que sobrevoava o Pacífico no momento em que o eclipse se iniciou.
FOTOGRAFIA POR @BABAKTAFRESHI

Chegámos a uma ilha remota das Filipinas para mergulhar em busca de detritos de plástico. Apareceram dois cães na praia, que começaram a nadar em direção ao nosso barco. A forte rebentação afastou-os. Desisti do meu mergulho e nadei para a praia com arroz. Os cães tinham sido abandonados e estavam extremamente magros e fracos. Passámos algumas horas na praia com estas maravilhosas criaturas. Por ironia, encontrei os detritos que a nossa equipa procurava na praia junto aos cães. Estavam a vasculhar os detritos em busca de alimento. Trabalhámos com os locais para os manter alimentados até sermos capazes de os tirar da ilha. Chamávamos-lhes, ao macho e à fêmea, "cães dugongos", porque estávamos a trabalhar com dugongos na zona.
FOTOGRAFIA POR @JENNIFERHAYESIG

Quando o clima arrefece, o arminho, que habitualmente ostenta um pelo castanho-avermelhado, adquire um revestimento branco invernal, uma adaptação e camuflagem perfeita para este predador pequeno e veloz.
FOTOGRAFIA POR @STEFANOUNTERTHINER

Os leopardos-das-neves são os fantasmas das zonas de alta montanha da Ásia central onde vivem. Estes zonas têm uma importância vital, uma vez que fornecem água a milhões de pessoas. Mas os glaciares que guardam esta água estão a desaparecer rapidamente, o que levanta a questão: o que irá o futuro trazer para as pessoas e os animais?
FOTOGRAFIA POR @STEVEWINTERPHOTO

Encantadoras, mas vulneráveis, três crias de chita observam a mãe a caçar nas planícies do Serengueti, poucas semanas depois de terem saído de uma toca no meio das rochas onde passaram o primeiro mês de vida escondidas dos predadores, como os leões, as hienas e os leopardos. Mais de metade de todas as crias de chita não consegue sobreviver às primeiras quatro semanas de vida e a maioria das restantes não passa do primeiro ano.
FOTOGRAFIA POR @FRANSLANTING

Em busca de novos locais de mergulho na ilha Selvagem Pequena, um arquipélago longínquo a 200 milhas da costa do Sara Ocidental, vimos esta onda aparentemente ocasional a erguer-se das profundezas e a assumir a forma de uma montanha coberta de neve. Decidimos perscrutar o interior da onda e não demoramos a encontrar um monte submarino cheio de vida. Do mar espere-se sempre o inesperado.
FOTOGRAFIA POR @ANDY_MANN

Fui hoje buscar a máquina fotográfica a um local próximo de Jackson Hole, no Wyoming, e deparei-me com este pequeno bâmbi, além de ter tirado muitas outras fotografias de veados-mula. As armadilhas fotográficas são uma ótima forma de monitorizar movimentos e obter imagens interessantes sem perturbar os animais fotografados.
FOTOGRAFIA POR @CHAMILTONJAMES

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM FEED

@mundoemfotos