Fotos extraordinárias da tribo amazónica Awá, à beira da extinção no Maranhão

Os índios Awá vivem no pouco que ainda resta da Floresta Amazónica no Maranhão. Segundo a Survival International trata-se do “povo mais ameaçado do planeta”. O fotógrafo italiano Domenico Pugliese, que vive em Londres, passou uma temporada na região e conseguiu fazer fotos impressionantes deste povo.

As fotografias mostram mulheres amamentando pequenos animais, que são carregados pelos indígenas como bichos de estimação. A primeira vez que Pugliese entrou em contato com os Awá foi em 2009, após um colega jornalista o convidar para uma expedição na Amazónia.

“Eles escutavam o som dos barcos e vinham para as margens do rio, o impacto era de como estar em um novo mundo, a sensação não pode ser explicada”, afirmou o fotógrafo em reportagem publicada pelo jornal inglês Daily Mail.

Pugliese contou ainda que nossos códigos sociais eram inexistentes para eles. “Você estende a mão para um aperto e eles pensam, ‘eu não sei o que eu preciso fazer’”. Além disso, o fotógrafo disse que os índios não conseguiam compreender de onde Pugliese vinha e porque não tinha uma família.

O conceito de família, aliás, para a tribo não envolve apenas humanos, pois os animais acompanham os indígenas e os ajudam em tarefas cotidianas, inclusive ao protegê-los enquanto dormem.

De acordo com a Survival International, os animais favoritos dos Awá são porcos selvagens, roedores, periquitos e macacos. Os indígenas comem animais, mas jamais um exemplar que tenha sido adotado pela tribo.


Fotografias por © Domenico Pugliese

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM FEED

@mundoemfotos