Esquivos, obscuros e eclipsados em popularidade pelos seus primos mais corpulentos, os pequenos felinos são predadores extraordinários e eficazes.
CARACAL (Caracal caracal)
Predadores completos, alguns felinos de pequeno porte são capazes abater presas maiores. O caracal, oriundo da Ásia e da África, tem menos de 60 cm de altura, mas já foi filmado a pular cercas com quase três metros para atacar ovelhas.
GATO-DE-PALLAS (Otocolobus manul)
A conhecida expressão rezingona desta espécie da Ásia Central transformou-a numa estrela da Internet. Os conservacionistas esperam que a celebridade alcançada por este felino ajude a salvar o seu habitat das explorações agrícolas invasoras e de outras ameaças.
LINCE-IBÉRICO (Lynx pardinus)
O número de linces ibéricos, um dos felinos mais raros do mundo, está lentamente a aumentar à medida que os cientistas libertam espécimes criados em cativeiro e estimulam o crescimento da população de coelhos, a principal presa do lince.
GATO-PESCADOR (Prionailurus viverrinus)
O aspeto deste felino pode parecer peculiar, mas adapta-se perfeitamente ao seu estilo de vida: olhos grandes, que o ajudam a capturar presas debaixo de água; uma camada dupla de pelo, que o impermeabiliza, e patas com membranas interdigitais parcialmente desenvolvidas e uma cauda musculada que funciona como leme e o ajudam a nadar.
LINCE-EURO-ASIÁTICO (Lynx lynx)
A maior das quatro espécies de linces, o lince-euro-asiático está também muito disseminado, espalhando-se pela Europa, a Ásia Central e a Rússia. Ao contrário do que acontece com muitos outros felinos de pequeno porte, a população do lince-euro-asiático é estável e as ameaças são relativamente baixas — embora haja grupos isolados em perigo crítico.
GATO-MOURISCO (Herpailurus yaguarondi)
Os gatos-mouriscos têm corpos longos e robustos e orelhas minúsculas, o que lhes dá um aspeto semelhante ao da lontra. Graças à sua enorme dispersão geográfica — partes do México, América Central e América do Sul — e à inexistência de caça generalizada, o estatuto de conservação deste felino é considerado pouco preocupante.
GATO-VERMELHO-MALHADO (Prionailurus rubiginosus)
O menor dos felinos de pequeno porte, o gato-vermelho-malhado, nativo da Índia e do Sri Lanka, pode pesar apenas um quilograma. Pouco se sabe sobre este felino malhado, mas a destruição dos habitats, a caça e a hibridação com gatos domésticos são ameaças conhecidas.
GATO-DOURADO-AFRICANO (Caracal aurata)
Esta espécie, que vive nas florestas tropicais da África Central e Ocidental, sofre a ameaça do desaparecimento da floresta e dos caçadores de animais selvagens. Este macho com sete anos, chamado Tigri, é, provavelmente, o único felino deste tipo em cativeiro.
GATO-BRAVO-MARMOREADO (Pardofelis marmorata)
A enorme cauda desta espécie, cujo tamanho é semelhante ao do gato doméstico, ajuda-a a equilibrar-se quando se desloca pelas florestas do sudeste asiático à noite. É um dos felinos selvagens de pequeno porte menos conhecidos, em grande parte devido ao seu estilo de vida reservado.
Fotografias por Joel Sartore
Sem comentários:
Enviar um comentário