Magníficas construções antigas escavadas na rocha

De templos gigantescos a túmulos artísticos, o ser humano esculpe estruturas nas escarpas de rochedos e vertentes montanhosas já há milhares de anos.

Petra, Jordânia | Fotografia por Michael Melford
Com a sua fachada trabalhada, que se eleva a mais de 45 metros sobre o deserto, o “mosteiro” na montanha de Petra era, muito provavelmente, um templo construído no século um A.C.

Lalibela, Etiópia | Fotografia por George Steinmetz
O Sítio Património Mundial de Lalibela é conhecido pelas suas igrejas surpreendentes, escavadas na rocha há cerca de 800 anos.

Capadócia, Turquia | Fotografia por Lynn Johnson
Deslumbrantes formações rochosas, conhecidas como “chaminés de fada”, são perfuradas por cavernas talhadas nos primeiros séculos do Cristianismo, que serviam como celas monásticas.

Abu Simbel, Egito | Fotografia por Michael Poliza
O colossal Templo de Ramsés II, com 3200 anos, foi esculpido numa encosta por ordem do faraó. As estátuas de Ramsés II sentado têm cerca de 20 metros de altura.

Mada'in Saleh, Arábia Saudita | Fotografia por John Stanmeyer
Os túmulos de Mada’in Saleh foram esculpidos nas montanhas arenosas do deserto arábico há cerca de 2000 anos. Foram construídos pelos nabateus, um povo de comerciantes, que foi também responsável pelos deslumbrantes monumentos escavados na rocha de Petra, na Jordânia.

Ellora, Índia | Fotografia por Bruce Dale
Os pedreiros demoraram décadas para esculpir todos os detalhes do templo de Kailasa, no século oito D.C. É a maior estrutura em todo o mundo talhada a partir de um único rochedo.

Demre, Turquia | Fotografia por Pete Ryan
Destinados a servir de morada após a morte, os túmulos da necrópole de Mira foram talhados pelos lícios, um povo ancestral, influenciado tanto pela Grécia como pelo Próximo Oriente, há milhares de anos.

Mahabalipuram, Índia | Fotografia por Kelley Miller
Os monumentos do complexo de Pancha Rathas, no sul da Índia, foram escavados em lajes individuais de granito há 1300 anos. Sendo versões em pedra dos templos de madeira, seus antecessores, estas estruturas nunca chegaram a ser consagradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM FEED

@mundoemfotos