Fotografias incríveis de edifícios abandonados na Europa

Gina Soden é uma fotógrafa inglesa que percorre a Europa em busca do outro lado dos edifícios – em vez de fotografar monumentos que são mundialmente reconhecidos ou edifícios arquitetonicamente únicos, Gina procura fotografar os que se encontram abandonados, desde antigos asilos hospitalares a palácios, escolas e centrais elétricas em desuso.

«Foi a ideia de trazer a vida de volta a estes lugares que me levou a criar o projeto. Os locais abandonados estão em constante mudança», contou Gina ao Independent. Em vez de fazer uma simples abordagem documental ao fotografar estes imóveis esquecidos, Gina Soden captura a suavidade e o caráter dos lugares que vai descobrindo.

Foi em 2012 que começou a fotografar aquilo que via abandonado, explorando os limites de beleza, decadência, nostalgia e negligência. «Levo o meu tempo para mergulhar na história de cada edifício, para pesquisar os seus elementos e principais detalhes antes de fotografar. Uma grande parte do meu processo é este desfrutar do local na sua atmosfera própria», afirmou à CNN.

O último projeto de Gina Soden – Kaleidoscope – transforma esta sua obsessão pela arquitetura abandonada, principalmente os tetos e interiores, em obras de arte abstratas. Os novos trabalhos estão expostos no Blacks Club de Londres, numa exposição intitulada de «Art in Ruins».

Retrogression – 2012

A série de estreia de Gina Soden, "Retrogression" lançada em 2012 com uma exposição individual hospedada no "Soho’s Groucho Club". Viajando para locais não revelados em toda a Europa, esta série explora várias gemas arquitetónicas em um estado de retrocesso. A génese de cada peça é muitas vezes o caráter arquitetónico único de cada local, aumentado pela sua transformação dolorosamente lenta após anos de abandono.

Retrogression, 2012 - Disco
Retrogression, 2012 - Manoir Du Chocolat
Retrogression, 2012 - Power And The Glory
Retrogression, 2012 - Powerstation
Retrogression, 2012 - School Corridor
Retrogression, 2012 - Soviet Deco
Retrogression, 2012 - The Attic

Decadenza - 2013

O seguimento do projeto "Retrogression" foi "Decadenza", uma série fotográfica com as grandes ruínas de Itália. Gina apresenta o outro lado do país culturalmente rico, esteticamente magnífico - há muito tempo perdido: asilos, moradias abandonadas, igrejas abandonadas e locais industriais desertos.

Decadenza, 2013 - Hotel Scala
Decadenza, 2013 - Manicomio Corridor
Decadenza, 2013 - Villa
Decadenza, 2013 - Palazzo
Decadenza, 2013 - Mountain Capella

Emergence – 2014

A série "Emergence", fotografado por toda a Europa, dá mais importância aos detalhes do que as anteriores, como o piano cinematográfico, o carro negligenciado e os motivos industriais.

Emergence, 2014 - Battersea Power Station Control Room A
Emergence, 2014 - Jaguar
Emergence, 2014 - Klinik
Emergence, 2014 - Synagogue
Emergence, 2014 - Castle Piano
Emergence, 2014 - Pressure

Incremento – 2015

A série "Incremento" foi fotografada em vários locais da Europa (Itália, Áustria, Romênia, Alemanha, França e Reino Unido) ao longo de um ano e o seu foco está em edifícios que tinham um propósito funcional - como hospitais, casinos e acampamentos de verão -, mas também exibem uma arquitetura grandiosa que está em grande parte ausente no mundo contemporâneo.

Incremento, 2015 - Apetura
Incremento, 2015 - Badekultur
Incremento, 2015 - Fin de Prière
Incremento, 2015 - Green Hotel
Incremento, 2015 - Ice
Incremento, 2015 - Jail
Incremento, 2015 - Parquet

Palac – 2015

Na série "Palac", Gina empreendeu uma peregrinação maciça em busca de palácios abandonados em vários locais da Europa, incluindo a Polónia, Itália, França e a República Checa. De espaços devocionais privados a exibições arquitetónicas de poder e grandeza, a série ecoa os épicos desenvolvimentos políticos, sociais, culturais e religiosos em toda a Europa nos últimos dois séculos.

Palac, 2015 - Kaplica
Palac, 2015 - Schody
Palac, 2015 - Stained
Palac, 2015 - Wooden Chapel
Palac, 2015 - Tapis Rouge
Palac, 2015 - Medieval
Fotografias de © Gina Soden

Sem comentários:

Enviar um comentário

INSTAGRAM FEED

@mundoemfotos