Joel Santos foi o primeiro português a conseguir vencer a competição internacional ‘Travel Photographer of the Year’, na 14ª edição, graças ao seu trabalho apresentado em dois portefólios fotografados no continente africano: um com uma série de fotografias da Depressão de Danakil, na Etiópia, na categoria “Terra, Mar e Céu”, com uma câmara montada num drone; e outro trabalho que regista o dia-a-dia de pescadores do Lago Bosumtwi, no Gana, na categoria “Viagens e Aventura”.
O júri considerou que os trabalhados apresentados por Joel Santos, nas categorias “Terra Mar Céu” e “Viagens e Aventuras”, mostram uma “assinalável diversidade nos motivos, na técnica e na sensação”.
Portfólio da categoria “Terra, Mar e Céu”
Sobre as fotos obtidas na Depressão de Danakil, na Etiópia, o júri sublinhou que o fotógrafo português “ é o primeiro vencedor de um prémio com imagens realizadas a partir de um drone, mostrando uma perspetiva diferente destas paisagens dramáticas e revelando detalhes que não seriam visíveis de uma perspetiva térrea”.
Portfólio da categoria “Viagens e Aventura”
Fotografias de Joel Santos, Pescador no Lago Bosumtwi, Ashanti, Gana. Dita a tradição que a pesca só pode ser realizada com a utilização de pranchas de madeira, conhecidas como paduas – o mesmo método utilizado pelos antepassados.
Sobre o segundo portefólio, com imagens dos pescadores ganeses do Bosumtwi, o júri realçou a “visão sensível e próxima” do fotógrafo. “As imagens criam formas subtis contra a luz, equilibrando os detalhes nas sombras com os existentes nas altas luzes, sem a necessidade de aclarar excessivamente as zonas de sombras relevantes, transmitindo dessa forma profundidade".
Comentário de Joel Santos na sua página na rede social Facebook:
Comentário de Joel Santos na sua página na rede social Facebook:
“Foi com uma enorme honra que recebi esta notícia. É imensamente positivo ver o nosso trabalho/paixão reconhecidos por um dos mais globais e prestigiados prémios internacionais”
Joel Santos nasceu em Lisboa e, apesar de ter estudado Economia, dedicou a última década à fotografia, tendo vários livros editados. Com esta distinção recebe um prémio de quase cinco mil euros.
Em 2015, Joel Santos tinha já ganho um dos prémios numa categoria do Travel Photographer of the Year, com a imagem de uma caravana de camelos na Etiópia. Agora, ganhou o primeiro prémio.
Em 2015, Joel Santos tinha já ganho um dos prémios numa categoria do Travel Photographer of the Year, com a imagem de uma caravana de camelos na Etiópia. Agora, ganhou o primeiro prémio.
Também foram entregues prémios para os fotógrafos mais jovens: Darpan Basak, de 14 anos, de nacionalidade indiana, é o vencedor. Courtney Moore (EUA) venceu na categoria do mais jovem entre 15-18 anos e Ankit Kumar (Índia), venceu na categoria dos mais jovens com menos de 14 anos.
Na competição anual participaram fotógrafos de 123 países, com vencedores de 20 países para categorias de Cidades, Arquitetura, Pessoas, Cultura, Vida Selvagem, entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário