Durante uma manifestação em Louisiana, o fotógrafo da Reuters Jonathan Bachman capturou uma fotografia que se tornaria viral nos Estados Unidos: a protagonista, Ieshia Evans, encontra-se parada no meio da rua enquanto dois agentes da polícia de choque se aproximam dela com urgência.
O fotógrafo Jonathan Bachman afirmou à BBC por e-mail que Evans estaria a manifestar-se pacificamente.
“A polícia foi chamada para desimpedir a Airline Highway onde os manifestantes tinham bloqueado a estrada… Eu olhei por cima do ombro e vi-a a ir para lá para o meio. Estava a marcar uma posição. Não disse nada nem se mexeu. Mas era óbvio que a polícia ia detê-la”,
A par de dezenas de manifestantes, Ieshia Evans viria de facto a ser detida, segundo a agência Reuters.
A manifestação, organizada pelo grupo de direitos civis Black Lives Matter, ocorreu no dia 10 de julho de 2016, dias após dois agentes da polícia terem morto em Baton Rouge, Louisiana, Alton Sterling, um homem negro de 37 anos. Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra dois polícias a imobilizar Sterling e, de seguida, a disparar sobre ele à queima-roupa.
Esta fotografia vem alimentar um intenso debate acerca da militarização da polícia norte-americana, que ganhou ímpeto após o mediático homicídio de Michael Brown em 2014.
Mais fotografias de Jonathan Bachman para a Reuters:
Texto Mafalda Maria Rodrigues
Fotografia Jonathan Bachman / Reuters
Sem comentários:
Enviar um comentário