Deixamos-lhe aqui algumas imagens do projeto fotográfico de Andrey Pavlov, a que apropriadamente chamou de “Ant Tales”.
Já vimos formigas e outros insetos como protagonistas de sessões fotográficas macro fascinantes, mas o que Andrey Pavlov fez e a forma como expressou em imagem toda a sua admiração pelas formigas, é notável.
Andrey não estava propriamente interessado pela macrofotografia até há cerca de sete anos atrás, quando uma lesão na coluna o deixou permanentemente imobilizado.
E foi ao ler alguns livros que se apaixonou por estes pequenos insetos, mais concretamente pelo seu comportamento social onde, numa comunidade, os membros mais frágeis são especialmente protegidos — quer as formigas bebés, as mais velhas, bem como as deficientes.
Começou, assim, a fazer da observação das formigas o seu hobbie de eleição.
As fotografias de Andrey podem sugerir falsificação e manipulação digital. Mas na verdade, não existe qualquer manipulação ou efeitos de Photoshop.
Tal como foi referido anteriormente, Andrey passou bastante tempo a estudar o comportamento das formigas e, com isso, percebeu que estes magníficos animais seguem sempre um caminho específico quando estão a trabalhar.
Então, o fotógrafo só tem de as encontrar, montar o cenário desejado, o equipamento fotográfico e dar vida à sua criativa imaginação.
Andrey explica também que as formigas são animais que aprendem muito rapidamente, pelo que “treinar” formigas é mais fácil do que se possa pensar. Por exemplo, basta convencer uma formiga a fazer determinado movimento, que as outras formigas vão de seguida fazer o mesmo.
Imagens © Andrey Pavlov
Sem comentários:
Enviar um comentário